Garfo na mão, cabelo em pé cuidadosamente arredondado, assim era o penteado Black Power.
Mais do que um estilo, mais do que uma moda foi e é referência de um comportamento entre os jovens negros, de todo mundo.
Black Power, significou a aceitação a cor da pele, ao cabelo crespo, a maneira de dançar, a maneira de expressar e de se amar. Um ideal impulsionado por alguns revolucionários africanos; Kwane Nkumah, Steve Biko e Nelson Mandela que influenciaram ícones como;
Malcon X, Martin Luther King, Black Panthers, James Brow.
É impossível falarmos do Samba Rock sem mencionar as influências musicais, e comportamentais
Blue, Jazz, Funk, (R B B), Reggae, Rap, Melodia, Balanço, Samba Soul, Samba Pagode, Samba Gafieira e nosso abençoado Samba Rock são alguns do nosso vasto repertório de musica Black.
E foi através desta ótica que compreendi e me envolvi com o real significado da Soul Music.
Assim como é comum associarmos a pizza aos italianos, o Karatê aos japoneses, o chopp aos alemães é comum associarmos os negros ao samba e a dança, pois nas famílias afro-descendentes o vínculo com o samba é fato e sabemos também que isto é herança cultural vinda da antiga senzala por irmãos e irmãs africanos que por aqui chegaram.
Não negamos nossa origem brasileira, somos brasileiros com muito orgulho, mas fazemos questão de evidenciar os primeiros arquitetos da MPB(música preta popular)
Sou de um tempo onde feijoada, samba e alegria eram sinônimos de festa em casa de família. Ainda consigo lembrar do aroma gostoso das feijoadas de minha avó, lembro-me das pessoas dançando, sorrindo, brincando ao som de Samba Rock, de Samba Pagode e Balanço, em festasque viravam de um dia para o outro.
Acredito que muitas pessoas tenham vivenciado estes momentos entre família e amigos e sei que a saudades destes tempos bons é imensa...
Hoje, o Samba Rock vai além de gênero musical, ele se tornou parte da nossa identidade cultural por colocar em evidencia novas tendências no estilo de se vestir, no modo de usar o cabelo e na maneira de se dançar
Agradecemos aos brancos, mulatos, pardos, pela contribuição musical ao Samba Rock, Samba Pagode e Samba Gafieira.
Pois esta contribuição tornou nossa música mais rica, nossa festa mais colorida, mais freqüentada por pessoas de todas as nações, sem distinção de cor ou de raça.
Agradecemos também a todos os Músicos, Intérpretes, DJs, Baileiros, Panfleteiros, aos organizadores de festas, aos organizadores de campeonatos, á todas dançarinas e dançarinos anônimos da velha guarda, as novas equipes de dança que estão surgindo por todos os cantos do País, aos freqüentadores e devotos da boa conduta em festas, sem todos vocês, nada disto seria possível.
Fica aqui registrado o meu sincero agradecimento a tudo e todos que mantém a originalidade e inovação da nossa tradição e meu eterno juramento de fidelidade a cultura do Samba
Nenhum comentário:
Postar um comentário